sábado, 30 de outubro de 2010

Quase Intuição...

Sábado de manhã...

Um pouco de ressaca. Música bem baixinho. Casa escura, só de luz, das outras coisas, não.

Lembrei-me que normalmente era o dia de resolver aquelas pequenas coisas que lotam as ruas e o comércio. Afazeres de mercado, sapataria, oficina de carros... quando estamos lá é que pensamos o quanto a vida é trivial e também boa, embora um pouco sem sentido.

Desisti e não fui. Outro dia resolvo. Achei melhor beber água e um analgésico. Abri a janela e coincidentemente estava tocando It is the evening of the day. I sit and watch the children play. Smiling faces I can see, But not for me.” Isso me remeteu à conversa de ontem. Um amontoado de apaixonados falando de Heráclito e Nietzsche. De relance pude ver aquela boca com um batom suave... foi ontem... como sempre acontece pensamos sem querer: não se pode beijar duas vezes a boca de um mesmo corpo...

Sabe? Vou descer e dar uma corrida. Fiz um aquecimento em meio aos cartazes e gritos de “votem em...” Deu um desgosto. Embora as crianças não sorrissem para mim, o dia vinha ensolarado dentro de mim. Como é difícil e desagradável delegar poder. Por que vim assim desse jeito? Vou perguntar para a minha mãe. Nos seus 83 anos e sendo mãe, tenho certeza que ela sabe tudo.

Já são 16 horas. Estou tomando um café com broa de milho. Coisas lá das Minas Gerais. Fiz a pergunta para minha mãe. A resposta foi tão simples, assustadora e metafórica: “você parece uma vela. Derretendo e sozinha. Logo apaga.” Tudo bem. Vou confessar! Engasguei com o café e a broa. Alguém gritou: “São Brás!!!!” Só este santo mesmo para me acudir!

Percebeu porque os homens têm medo mulher? Estou exagerando? Está bem – é só um receiosinho...

Já anoiteceu e não quero beber e também não quero o burburinho da rua. Já sei. Vou rezar. Que religião e igreja vou escolher hoje. Hummmm ... tem uma igreja Batista lá pelo número 900. Da última vez tinha um baixista lá de primeira, junto com um órgão bem melancólico. Aquilo era quase um blues.

Acertei! Salvei-me do dia. Boa noite. Amém.


J.H.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário